Quais são os chás de ajudam a manter a diabetes controladas?

Você já ouviu falar no “Super Chá da Vida”? Cada vez mais esta bebida vem ganhado a popularidade de médicos especialistas e pacientes que sofrem de diabetes. O chá vem sendo bastante indicado por profissionais da saúde como uma forma de terapia natural, altamente capaz de controlar a doença e aprimorar a qualidade de vida dos diabéticos.

Como se sabe, o diabetes se divide em dois tipos: O 1 e 2. A principal característica da doença é a elevação dos índices de glicose no sangue, por conta de complicações na ação da insulina, cuja função é promover a entrada da glicose nas células do nosso corpo.

Enquanto no caso do tipo 1 o paciente desenvolve a doença por fatores como a genética ainda na infância ou adolescência, o tipo 2 é causado em adultos pelo sedentarismo e a má alimentação.  Quando uma pessoa desenvolve o tipo 2, é necessária toda uma reeducação alimentar e mudança de hábitos, para controlar e conviver com a doença, uma vez que ela não tem cura.

Em meio a mudanças de hábitos, entra os chás que ajudam a controlar o diabetes. Muitos chás naturais são altamente eficazes na diminuição da glicose no sangue. Neste artigo, nós trazemos os 3 chás mais receitados para pacientes diabéticos. Confira!

  1. Chá Verde: O Chá Verde é uma bebida altamente benéfica para o organismo e a saúde de modo geral. No diabetes, ele é recomendado por conta de suas propriedades antioxidantes. Para o preparo do chá, a água não eve ser fervida, do contrário seu gosto ficará muito amargo.
  2. Chá de pata de vaca: Outro chá bastante recomendado pelos médicos é o pata de vaca. A bebida possui diversas propriedades como: Diurética, analgésica, laxante e vermífuga. Além disso, o chá também é hipoglicêmico, ajudando na diminuição dos índices de açúcar.

Seu preparo é bem simples, bastando ferver as folhas junto da água e em seguida, coá-las.

  1. Chá de Camomila: Por se tratar de um chá anti-inflamatório, o chá de camomila também auxilia a prevenção de determinadas complicações do diabetes tipo 2. Sua preparação consiste em ferver a água e depois acrescentar as folhas. Depois, é só coar.

O consumo do chá e o acompanhamento médico

Ter conhecimento e cuidado do diabetes são fatores fundamentais para enfrentar a doença. Embora os chás sejam altamente benéficos em relação a doença, a consulta e acompanhamento médico se fazem necessárias.

Vale ressaltar também que a utilização de qualquer tratamento alternativo deve ser orientado e acompanhado por um médico especializado na área, uma vez que alguns diabéticos dependem do uso de medicamentos para controlar a doença, como no caso dos pacientes que sofrem do tipo 1 do diabetes, que necessitam aplicar a insulina.

Não se esqueça de que aliar o consumo do chá com a prática de exercícios físicos regulares e uma boa alimentação. Diabéticos também podem fazer o controle do açúcar no sangue através de aparelhos para serem utilizados em casa.

Uma resposta para “Quais são os chás de ajudam a manter a diabetes controladas?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *