Os diferentes tipos de diabetes

Infelizmente, a diabetes é uma doença bastante comum em diversos países, inclusive aqui no Brasil. Mas, você sabe que existem mais de um tipo de diabetes? Sabe quais são elas?

Antes de descobrir quais são os tipos de diabetes, é necessário compreender a funcionalidade da insulina e da glicose em nosso organismo. A insulina nada mais é do que um hormônio produzido no pâncreas, cuja finalidade é o auxílio na absorção da glicose nas células, desta forma concentrando a quantidade de glicose no sangue.

Já a glicose é o carboidrato presente em vários alimentos, cuja finalidade é prover energia ao organismo. Sendo assim, se não tivéssemos a insulina, nosso organismo não seria capaz de absorver a glicose; o que caracteriza a doença de diabetes.

No total, existem três tipos de diabetes. São elas: Diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e diabetes gestacional.

Conheça a seguir as características de cada uma delas:

Diabetes tipo 1: Este tipo de diabetes possui causas desconhecidas, mas acredita-se que a sua origem seja genética ou até mesmo auto imunológica.

Neste caso o pâncreas, órgão responsável pela produção do hormônio insulina não consegue o produzir ou em alguns casos o produz em quantidade  escassa, por conta do extermínio das suas células.

Sendo assim, a concentração de glicose existente no sangue aumenta de forma gradativa, e o indivíduo deve fazer a aplicação de insulina de forma diária por meio de injeções.

Diabetes tipo 2: Este tipo de diabetes é bastante comum em adultos acima de 40 anos, especialmente em indivíduos obesos, sedentários e que fumam. No entanto, a doença também pode acometer jovens com maus hábitos alimentares e sedentários.

Neste caso, o pâncreas é incapaz de produzir a insulina suficiente ou a produz normalmente, no entanto, o organismo não consegue usá-lo corretamente.

Diferente da diabetes tipo 1, a diabetes tipo 2 é uma doença silenciosa, ou seja, ela ataca sem apresentar sintomas; o que faz dela uma doença perigosa. Em termos médicos, doenças que não apresentam sintomas são chamadas de “assintomáticas”.

Diabetes gestacional: Como o próprio nome sugere, este tipo de diabetes surge na gravidez, desaparecendo na maioria dos casos após o parto. Mulheres que desenvolvem a doença durante a gestação  recebem um acompanhamento especial, a fim de avaliar os riscos que a própria mãe e o bebê podem sofrer.

Em alguns casos, há a possibilidade da mulher acabar desenvolvendo a diabetes tipo 2.

Quem pode desenvolver diabetes?

Além dos perfis listados acima, também podem desenvolver diabetes pessoas com colesterol alto e indivíduos com histórico de diabetes na família.

Como tratar a diabetes?

O tratamento irá depender do tipo de diabetes que o indivíduo desenvolveu.

No caso da diabetes 1, a pessoa deverá aplicar as injeções de insulina para o resto da vida. No tipo 2, deve-se praticar atividades físicas, tomar os medicamentos rigorosamente e fazer uma dieta balanceada. Já na diabetes gestacional, a mulher deverá seguir às recomendações dadas pelo médico, para que a sua saúde e a do bebê estejam asseguradas.

 

2 respostas para “Os diferentes tipos de diabetes”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *