O que um diabético deve fazer antes de praticar exercício?

Eis um fato interessante: Não são poucos o número de atletas profissionais que sofrem de diabetes, seja ela do tipo I ou II. E eles estão presentes em diversas modalidades esportivas, como futebol, natação e atletismo. No entanto, a pessoa que sofre desta doença sabe que não é bem simples a sua condição.

Quando se fala em diabetes e prática de exercícios, uma série de cuidados devem ser tomados, e isso antes de dar início à atividade e até mesmo durante ela.

Neste artigo, nós trazemos as principais medidas que um diabético deve ter antes de praticar qualquer exercício físico. Confira.

Cuidados essenciais

Antes de tudo, a primeira coisa que deve ser levada em consideração e feita antes de qualquer atividade física, é realizar a medição da insulina.

Se ela estiver em um número inferir a 100 mg/dl, o paciente deverá ingerir carboidratos imediatamente. Se o valor estiver entre 100 mg/dl a 250 mg/dl, não será necessário. Já em casos onde o diabético apresentar uma quantidade maior que 250 mg/dl, ele deverá dosar os corpos  cetônicos na urina. Se houver a impossibilidade de concretizar a cetonúria, o indivíduo não poderá dar início às atividades físicas com os níveis de glicemia acima de 300 mg/dl.

Qual a intensidade dos exercícios para quem tem diabetes?

Muitos diabéticos desavisados acreditam que, por conta da doença devem fazer exercícios leves, como caminhadas vagarosas.

A grande verdade é que, assim como qualquer outra pessoa, uma pessoa que sofre da doença pode evoluir em seu treino. Afinal, como bem mencionamos no início deste artigo, existem muitos atletas diabéticos que são jogadores de futebol.

Todavia, exercícios como corrida, natação, pedalada e futebol; possuem a tendência de reduzir a glicose na corrente sanguínea de modo mais rápido, devido ao fato de demandarem mais energia.

Já os exercícios físicos de resistência, como a musculação, por exemplo, são fundamentais para o diabético. Isso porque este tipo de atividade mantém a glicemia baixa por um tempo maior.

Dicas para ter um treinamento seguro

Existem certas recomendações para pessoas diabéticas, para todas as fases que envolvem a prática de exercícios. Ou seja, antes de dar início a qualquer tipo de atividade, deverão ser tomadas as seguintes medidas:

– Consulte um endocrinologista;

– Pacientes que sofrem de arritmia e outras complicações cardíacas só devem fazer exercícios após a liberação de um cardiologista;

– Realize exames oftalmológicos;

– Procure um educar físicos, para que o mesmo possa acompanhar o seu desempenho. Existem muitos profissionais especializados em alunos diabéticos.

– Antes de dar início ao exercício, meça a glicemia. Dependendo do nível, aja conforme explicado no início do artigo.

– Faça uma refeição leve;

– Escolha um horário que não entre em conflito com o pico de ação dos medicamentos que baixam a glicose;

– Tenha sempre em mãos a sua carteirinha de identificação do diabético, pois, em caso de hipoglicemia, as pessoas saberão como proceder.

– Leve sempre consigo um sachê de açúcar, pois se a glicemia vir a baixar, ele será necessário.

Uma resposta para “O que um diabético deve fazer antes de praticar exercício?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *