Formas de comer bem fora de casa tendo diabetes

Se para as pessoas que não sofrem de nenhuma doença já é complicado comer fora de modo saudável, imagine para os diabéticos, não é mesmo?! Afinal, são muitas variedades que encontramos nas lanchonetes, restaurantes e food trucks.

As pessoas que sofrem de diabetes passam por grandes dificuldades quando se trata de comer fora, seja por insegurança ou por falta de conhecimento: O que é permitido comer? O que não é? Qual a quantidade?

Por isso, é fundamental que diabéticos se consultem com nutricionais, para que ele possa dizer o que é permitido ou não comer, além do mais, estes especialistas podem adaptar planos alimentares para situações decorrentes como passeios, eventos e viagens.

Existem muitos portadores de diabetes, e boa parte destes indivíduos infelizmente não se consulta com um nutricionista, o que é um erro. Se você é uma destas pessoas ou possui um membro da família que é diabético, confira nossas dicas de meios de se alimentar bem fora de casa.

Para comer de forma saudável fora de casa, é necessário primeiramente se atentar aos seguintes pontos:

  1. Fique de olho no tempo: Evite ficar longos períodos sem se alimentar, para que não haja episódios de hipoglicemia.

Por esta razão, quando sair de casa, é fundamental carregar sempre consigo comidinhas práticas, como por exemplo, barrinhas de cereal, biscoitinhos integrais, sucos pontos (de garrafinha ou caixinha) e frutas frescas ou secas.

  1. Beba muita água: Durante o dia, ingira bastante água. Além de hidratar o corpo, ela ajuda no controle da glicemia.
  2. Fique de olho nos horários: É necessário fracionar as suas refeições em um período de a cada três horas, efetuando no mínimo aproximadamente seis refeições diárias.
  3. Evite comidas gordurosas: Esteja em casa ou no ambiente de trabalho, é fundamental ter sempre opções de alimentos pouco calóricos e saudáveis por perto. Procure não comer pratos pouco nutritivos ou gordurosos.

Agora que você sabe dos cuidados a serem tomados de forma diária, conheça as formas de comer bem fora, mesmo com problemas de diabetes.

As 11 formas de diabéticos comerem bem fora de casa

Veja a seguir as principais dicas para manter a sua diabetes controlada toda vez que se alimentar fora de casa:

  1. Opte por um estabelecimento com diversidade: É fundamental que a pessoa diabética escolha um local com diversas opções de pratos. Desta forma, é possível fazer uma escolha fácil, sem deixar de saborear. A dica é optar por restaurantes self-service.
  2. Prefira saladas ao invés de petiscos: É fundamental que o indivíduo diabético coma salada em suas refeições principais ou nas entradas de outros pratos (ao invés de petiscos). A recomendação também é comer alimentos integrais ao invés da versão tradicional.

Isso porque os alimentos integrais são ricos em fibras, e eles irão auxiliar a evitar a elevação dos níveis de glicemia após as refeições. Além disso, as saladas dão a sensação de saciedade, o que fará com que você coma menos.

  1. Não beba refrigerantes: Os refrigerantes são bebidas ricas em açúcar, o que é um perigo. O mesmo vale para bebidas alcoólicas e sucos naturais de frutas.

Apesar de os sucos serem saudáveis, eles contêm o açúcar natural das frutas. Além do mais, os sucos não possuem as fibras da fruta natural em si, o que faz com que o nível de açúcar se eleve rapidamente.

Procure escolher entre água, café (não adoçado) e chás.

  1. Não coma molhos: Evite molhos que contenham queijo, creme de leite, caldos de carne industrializados, ketchup e farinha de trigo.

Estes ingredientes possuem uma alta quantia de carboidratos e gorduras, que desencadeiam na elevação da glicemia.

O paciente diabético pode optar por molhos de tomate natural, de pimenta, mostarda, vinagrete e iogurte. Também é possível temperar a carne e salada com salsa, orégano, alecrim e gotinhas de limão.

  1. Prefira carnes assadas ou cozidas: Prefira estes dois tipos de carnes, evitando alimentos fritos e empanados, devido ao alto teor de gordura, que elevam os níveis de glicemia e aumentam os riscos de doenças cardiovasculares. E dica: É ainda melhor comer as carnes sem molhos.
  2. Opte sempre por apenas uma fonte de carboidrato no prato: Um cuidado essencial que se deve tomar na hora de montar o seu prato é escolher apenas uma única fonte de carboidratos. Colocando mais de um alimento rico em carboidrato no prato, você está favorecendo o risco do aumento da glicemia.

Alguns dos alimentos que trazem carboidratos são: Arroz, macarrão, farofa, batata, batata-doce e purês.  Sendo assim, prefira as versões integrais de arroz e macarrão.

  1. Evite comer sobremesas: Sabemos que as sobremesas são pratos tentadores, especialmente em lanchonetes e restaurantes. Todavia, é importante evitar o consumo especialmente fora de casa. Isso porque nestes estabelecimentos, as preparações de sobremesa possuem um excesso nos níveis de açúcar e gordura; justamente para atrair ainda mais a atenção dos clientes.

Mas, ainda assim se a missão de ficar sem um sobremesa for difícil, opte por saladas de frutas. Outra alternativa são as sobremesas diet (mas que dificilmente são oferecidas em restaurantes e outros estabelecimentos).

  1. Ingredientes proibidos: Certos ingredientes são perigosos para as refeições dos diabéticos, por isso, deve-se evitá-los. São eles: Bacon, creme de leite, chantilly, frituras, maionese, molhos e queijos amarelos.
  2. Troque certos alimentos por legumes e verduras: Vamos supor que desta vez você decide ir a uma pizzaria ao invés de um restaurante. Nesta situação, escolha pizzas que trazem cogumelos, escarola e rúcula. Também é fundamental pedir por massas finas e sem bordas e claro, preferencialmente pizzas vegetarianas.
  3. Fuja do óleo! Alimentos refogados, como verduras são excelentes alternativas de pratos para pessoas diabéticas, no entanto, é preciso prestar atenção na quantidade de óleo. Fuja dele e opte por azeite.
  4. Atenção ao cardápio: Por último e não menos importante, deve-se antes de fazer o seu pedido, analisar o cardápio do restaurante/estabelecimento, verificando os ingredientes utilizados nas preparações de cada prato. Assim, será muito mais fácil você ver o que é melhor para você.

3 respostas para “Formas de comer bem fora de casa tendo diabetes”

  1. Ultimamente a minha glicose está muito discompensada venho tomando insulina lantus e humalog e meltformina tomo as médicação nos horátrio certo e uma alimentação adequada e as vez deixou de comer certos alimentos achando que glicose vai aumentar. Já não sei o fazer mim ajude por favor

    1. A senhora pode estar utilizando o Control Pro, um produto revolucionário que vem ajudando diversos diabéticos, ele contem uma formula exclusiva de vitaminas e minerais 100% natural em cápsulas que auxilia no controle da diabetes, podendo reduzir os níveis de açúcar presentes no sangue, oferecendo ao corpo os nutrientes que ele naturalmente perde ou produz em menor quantidade, com uma fórmula exclusiva, combinando vitaminas e minerais para a saúde corporal.

      Recomendamos que a senhor a acrescente o Control Pro a sua rotina, e de acordo que vem tomando, vá pelo menos uma vez ao mês em um endocrinologista (médico especialista na área de diabetes), faça os exames e com o consentimento dele diminua a sua medicação ou pare com ela, pois parar sozinha, por conta própria é muito arriscado e perigoso para sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *