Diabetes tem cura ou prevenção?

Infelizmente, os casos de diabetes no Brasil estão aumentando e com uma rapidez espantosa. Considerada uma doença mundial, a diabetes não possui cura, no entanto, é completamente possível o portador conviver normalmente com a doença, podendo em alguns casos revertê-la (mas não combatê-la).

O tipo mais comum da doença no Brasil, é a diabetes tipo 2, que costuma acometer adultos obesos, sedentários ou quando há históricos na família. Sendo assim, o tipo 2 é totalmente diferente do tipo 1, situação onde o indivíduo adquire ainda na infância.

Apesar de nenhum dos dois tipos de diabetes possuir cura, é complemente possível se prevenir da doença, quando se trata do tipo 2. Para isso, é necessário ter bons hábitos alimentares e praticar atividades físicas com regularidade.

Lidando com a diabetes

Quando um indivíduo é acometido pela diabetes, ele deverá fazer o controle dos níveis de açúcar no seu sangue pelo resto da vida. Quando não há o controle, poderão surgir diversas complicações, tais como a cegueira parcial, riscos de infarto e a amputação dos membros. É importante ressaltar que a diabetes é uma doença silenciosa, e por conta disso, o paciente não possui a percepção dos sintomas.

Prevenindo a diabetes

Diferente da diabetes tipo 2, a doença do tipo 1 não é reversível e também não há a possibilidade de prevenção. Todavia, há grandes chances do paciente diminuir drasticamente o uso de seus medicamentos, se tratada corretamente. Isso porque a diabetes tipo 1 nada mais é do que uma doença autoimune, onde as células do pâncreas que produzem a insulina são reconhecidas pelas células de defesa do corpo e acabam sendo destruídas.

Já no tipo 2, não existe a destruição das células do pâncreas. Elas se esgotam devido à exaustão.

A pré-diabetes tem cura?

A pré-diabetes não é necessariamente uma doença, e sim um “estágio” que antecede a diabetes, onde as taxas de açúcar no sangue estão acima do normal, mas ainda assim não chega ao ponto de ser classificada diabetes.

Neste caso, para evitar que a condição se torne a doença, as pessoas devem fazer o controle da glicemia.

Meios para tratar a diabetes

Embora não tenha cura, dependendo do tipo, a diabetes pode ser prevenida ou amenizada. Se você possui parentes diretamente ligados a você, é fundamental que a atenção seja redobrada, uma vez que o histórico familiar também contribui bastante para o desenvolvimento da doença.

Para prevenir a diabetes, mantenha uma alimentação bastante saudável, buscando fazer um baixo consumo de alimentos com açúcares e além de encaixar na sua rotina a prática de atividades físicas. Ao reservar 30 minutos diários, você já estará contribuindo e muito para a sua saúde.

E importante: Ao sentir algum sintoma ou algo anormal em seu organismo, não hesite em procurar um médico, para que o diagnóstico seja feito ainda no começo da diabetes, havendo assim maior controle e prevenção da mesma.

Já no caso daqueles que já são portadores da doença, a indicação é a mesma, afinal, é completamente possível ter uma vida normal e sem mudanças drásticas, desde que os hábitos saudáveis sejam sempre postos em prática.

2 respostas para “Diabetes tem cura ou prevenção?”

    1. É o Control Pro um suplemento de vitaminas e minerais em cápsulas que auxilia no controle da DIABETES, podendo reduzir os níveis de açúcar presentes no sangue. Referente à valores, estamos com 3 (três) kits diferentes, para poder estar atendendo a necessidade de todos que precisam, os valores variam de acordo com a quantidade desejada, estarei disponibilizando um link, através dele o senhor(a) terá acesso a todos os nossos kits e seus respectivos valores e podendo assim estar adquirindo o Control Pro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *