Ceia de Natal para diabéticos – O que não pode faltar e o que é proibido!

Infelizmente, as pessoas que sofrem de diabetes possuem uma grande restrição alimentar, por conta das complicações da doença. Trata-se de um grande desafio diário, mas ele piora no fim do ano, mais especificamente nas festas de Natal e Ano Novo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente o Brasil possui 16 milhões de pessoas que sofrem de Diabetes. Tendo esta informação e a proximidade no Natal, nós trazemos algumas dicas para a ceia de Natal. O que não pode faltar na ceia dos diabéticos e o que deve passar longe?

Para descobrir a resposta, basta continuar a leitura. Vale ressaltar também que, estas dicas também podem ser aproveitadas em outras refeições, por conta do seu baixo índice calórico. Confira!

A ceia de Natal para os diabéticos

A diabetes é uma doença que requer grandes mudanças alimentares e no estilo de vida. Sendo assim, é fundamental abrir mão de alimentos industrializados, bem como os temperos artificiais que trazem altas complicações à saúde.

Sabe-se que boa parte dos alimentos consumidos durante o Natal – e que são o maior sucesso – são prejudiciais ao nosso organismo, principalmente para os diabéticos. Isso porque eles são responsáveis por aumentar o índice de açúcar no sangue e o colesterol ruim, causando não só o aumento de peso como as chances de complicações cardíacas e de pressão alta.

Por isso, por mais que a tentação seja maior, é essencial preparar uma ceia natalina mais leve e altamente benéfica. A primeira dica está na redução do consumo de sódio, que é um dos nossos principais inimigos. Isso porque o sódio eleva a pressão arterial e os riscos de um ataque cardíaco – pessoas diabéticas são mais propensas a sofrer destas complicações.

Quais são os alimentos proibidos para os diabéticos na Ceia de Natal?

  1. Bebidas alcoólicas: As bebidas que contém álcool são ricas em calorias, auxiliando no aumento dos níveis de açúcar.
  2. Arroz branco: Assim como as bebidas alcoólicas, o arroz eleva o açúcar do sangue, por conta do seu excesso de carboidrato.
  3. Frutas com alto teor de frutose: Algumas frutas como a banana, pêssego e meão são ricas em frutose, que é o açúcar natural da fruta. Portanto, evite as frutas secas e enlatadas.
  4. Refrigerantes e sucos de saquinho: Além do alto índice de açúcar, também são ricos em carboidratos.
  5. Temperos artificiais: Um dos principais vilões não só da ceia de Natal, mas da nossa alimentação diária. Estes temperos artificiais são riquíssimos em sódio, além de conterem carboidratos e açúcar.
  6. Proteína animal: A proteína animal deve ser consumida com muita moderação, especialmente as carnes de porco, costela e de cordeiro. E vale ressaltar: Por mais gostosa que seja, evite a gordura da carne.
  7. Alimentos com conservantes: Este tipo de alimento traz alto nível de sódio e conservantes.
  8. Alimentos processados: O bom e velho chocolate, e a manteiga. Dois alimentos com alto teor de gordura.
  9. Vegetais amiláceos: Vegetais como milho, ervilha e batata são ricos em amido e causam uma elevação nos índices glicêmicos. Portanto, evite comer muita batata e milho na ceia!

Alimentos permitidos para a ceia dos diabéticos

Apesar da grande restrição listada acima, temos por outro lado, algumas dicas que irão ajudar a decidir no preparo de uma ceia saudável, de modo que o sabor seja mantido, sem prejudicar a saúde.

É importante antes de tudo saber que, há uma quantidade segura para ser ingerida pelos diabéticos durante as festividades do Natal.

As mulheres que sofrem de diabetes podem consumir entre 45 a 60 gramas de carboidratos por refeição, enquanto que os homens possuem uma quantidade um pouco maior, entre 60 a 75 gramas. No entanto, estes valores não são fixos, pois tudo depende do histórico médico do paciente, bem como sua altura e massa corporal. Sendo assim, é importante consultar um médico antes.

A seguir, veja os alimentos que entram como substitutos dos alimentos proibidos, e que são igualmente saborosos:

  1. Arroz integral, quinoa ou arroz de couve-flor; no lugar do arroz branco.
  2. Frutas: Maçã, abacate e mirtilos são indispensáveis na ceia de Natal do diabético. Além de naturalmente deliciosos, eles contem um nível menor de frutose. Mas, apesar de serem permitidos, não se esqueça de medir os níveis de açúcar duas horas depois de consumir as frutas, para que você saiba como o seu organismo reage.
  3. Batata-doce.
  4. Proteínas baixas em carboidratos: Alimentos como lentilha – clássica da ceia de Natal -, ovos, sementes e nozes são proteínas com um baixo índice de carboidratos, o que é altamente benéfico ao organismo.
  5. Peixes com baixa gordura: Peixes como salmão, mariscos e até mesmo carne branca (frango), são carnes magras e com um baixo teor de gordura saturada. Além disso, eles contam com gorduras saudáveis para o coração.
  6. Alimentos grelhados: Sabe-se que os alimentos fritos não são nada amigáveis ao organismo, principalmente para o coração. Por isso, a melhor opção é grelhar estes alimentos. A gordura é eliminada e o sabor conservado. E se você pensa que somente carnes podem ser grelhadas, você está enganado. Legumes também podem ser preparados com a grelha. Outra dica é assar os alimentos ou cozinha-los a vapor.

Faça combinações inteligentes

Para complementar sua ceia, você pode fazer combinações de alguma proteína magra com algum vegetal que não seja amiláceo. Veja os exemplos a seguir: Molho de couve-flor vegana, molho de limão e tahini, aspargo com molho de pimentão, couve-flor assada, cidra de romã e maçã, lasanha de berinjela e aperitivos veganos em geral.

Apesar de o artigo ser voltado aos alimentos permitidos e a serem evitados na Ceia de Natal dos diabéticos, é sempre válido ressaltar que todos devem estar atentos à alimentação e suas porções, seja você diabético ou não. Além do mais, a prática regular de exercícios também é fundamental.

Fuja das tentações e faça substituições inteligentes de alimentos. Os festejos de Natal e Ano Novo são únicos, mas ainda assim requerem cuidados.

9 respostas para “Ceia de Natal para diabéticos – O que não pode faltar e o que é proibido!”

    1. Olá Elmira.

      Aproveite a promoção exclusiva do Control Pro para o natal, na compra do Kit com 3 frascos, a senhora ganha um E-book exclusivo com dezenas de receitas para diabéticos e na compra do kit com 5 frascos leva dois E-books exclusivos, contendo dezenas de receitas e sobremesas para se fazer nesse natal.

      Não fique de fora dessa, acesse agora mesmo o site do Control Pro e peça o seu.

      Site Oficial do Control Pro: http://bit.ly/2BMcjej

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *