7 frutas indicadas para quem tem diabetes

Ripe fresh fruit. Wholesome food.

Um pensamento errôneo que muitas pessoas que sofrem de diabetes têm é que a doença é sinônimo de restrição alimentar. Diabetes não significa restrição, e sim reeducação alimentar.

Sendo assim, não é necessário deixar de comer frutas pelo fato de elas conterem frutose – açúcar natural. Pelo contrário, o consumo de determinadas frutas deve continuar, mas em porções adequadas.

Neste artigo, nós listamos as 7 frutas mais indicadas para os diabéticos. Confira!

  1. Maçã: Fonte de uma série de vitaminas, na dieta de um paciente diabético quem ganha destaque é a fibra pectina. A pectina se mostra eficaz não só no controle da glicemia, como também na diminuição do colesterol ruim.
  2. Cereja: A cereja possui uma alta concentração de flavonoides, que possuem poderes antioxidantes, anti-inflamatório, antialérgico, antiviral e anti0carcinogênico. E não se engane: A pequena frutinha é composta de vitaminas A, C e E, que unidas restringem a propagação de lesões ocasionadas pelos radicais livres – responsáveis pelo nosso envelhecimento. No entanto, é necessário ter cuidado com o consumo da cereja, uma vez que ela aumenta os níveis glicêmicos.
  3. Blueberry: Apesar de não ser uma fruta brasileira, a blueberry atua um papel fundamental na dieta dos diabéticos. Assim como a cereja, a fruta conta com poderes antioxidantes, prevenindo não só o envelhecimento, mas também do câncer, doenças cardíacas e mal de Alzheimer. A frutinha também tem um alto nível glicêmico, por isso seu consumo deve ser moderado.
  4. Abacate: Pelo fato de quase não conter açúcar e por ser rico em gordura que eleva o bom colesterol, a fruta é recomenda por pacientes diabéticos. Além do mais, a gordura nobre deixa o procedimento de absorção dos demais alimentos mais devagar, prolongando assim a sensação de saciedade.
  5. Limão: A fruta é rica em rico em ácido cítrico e ácido ascórbico e age de forma positiva em distintas áreas do organismo.

É importante ressaltar que o limão é capaz de evitar hemorragias, o que é uma grande preocupação para os diabéticos, já que a dificuldade de cicatrização pode ocasionar no risco de infecções. Além do mais, a alta concentração do ácido nicotínico protege as artérias, prevenindo de doenças cardiovasculares (pacientes diabéticos tendem a desenvolver a doença).

E não para por aí. A pequena fruta reduz a viscosidade do sangue, o que é muito importante, já que junto do desenvolvimento da doença, surgem modificações que inclina a um maior risco de trombose.

  1. Coco: O coco é um fundamental combatente de fungos e bactérias. Rico em ácido láurico e ácidos graxos, elas cumprem um papel fundamental na nutrição das células intestinais, aprimorando a imunidade do organismo. A gordura da fruta também auxilia na sensação de saciedade, diminuindo as chances de inflamações.
  2. Amora: Apesar de ter um alto índice glicêmico, a amora é rica em substâncias que incentivam e aceleram a liberação de insulina, aprimorando a síntese de glicose.

A amora também é capaz de normalizar a pressão da artéria e de agir como bactericida e anti-inflamatório.

16 respostas para “7 frutas indicadas para quem tem diabetes”

  1. Alguns médicos só se limitam a passar remédios, sem chance de uma alternativa alimentar, o que nos assusta muito. Com estas informações atuais, temos uma nova esperança alimentar. Gostaria que me indicassem um composto alimentar que incluisse todas ou algumas dessas frutas.

    1. Olá Carlos, já conhece o Control Pro?

      O Control Pro é um suplemento que contém uma formula exclusiva de vitaminas e minerais 100% natural em cápsulas que auxilia no controle da diabetes, podendo reduzir os níveis de açúcar presentes no sangue, oferecendo ao corpo os nutrientes que ele naturalmente perde ou produz em menor quantidade, com uma fórmula exclusiva, combinando vitaminas e minerais para a saúde corporal. Por se tratar de um produto natural ele não apresenta nenhuma contraindicação, não dificulta também o uso de outros remédios, isso que tem tornando o Control Pro único e tão bem avaliado, além de seus resultados incríveis é claro. Sua única restrição é para pessoas que possuem alergia a frutos do mar, pois em sua composição contém Quitosana, que é extraída de crustáceos.

        1. O Control Pro atua gradativamente e por isso os resultados melhoram com seu uso contínuo, em alguns casos, os primeiros resultados aparecem logo no primeiro mês, no entanto, os benefícios mais visíveis surgem em um tempo médio de 3 meses de uso. Isso varia de acordo com seu organismo e como tem se comportado ao longo do tratamento. Como está sua alimentação? Evite ao máximo o consumo de produto com altos níveis de açúcar e carboidratos, como pão, massas, álcool, frutas com níveis glicêmicos altos. Tem realizado exercícios físicos diariamente? Uma caminhada diária de 30 a 40 minutos pode fazer toda a diferença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *