5 passos para diminuir o consumo de açúcar

O excesso de açúcar em nosso organismo se trata de algo muito perigoso para a nossa saúde, podendo trazer uma série de complicações para a nossa saúde, como a diabetes, por exemplo. A Diabetes é a doença mais comum quando se trata de consumo excessivo de açúcar.

A doença, que ataca o corpo silenciosamente é um dos principais fatores da obesidade, complicações no coração e até mesmo no envelhecimento da pele. Portanto, para evitar que você se torne uma vítima desta enfermidade, é de extrema importância manter o nível do consumo de açúcar mais baixo possível.

Para te ajudar nesta tarefa (que para muitos é bastante complicada), nós listamos 5 passos para reduzir o consumo deste alimento. Confira!

1. Não adicione açúcar nas bebidas

É bastante comum adicionarmos colheres de açúcar em nosso café ou em sucos, não é mesmo? Acontece que isso é um grande erro, que compromete e muito o nosso organismo.

Sendo assim, a primeira dica para reduzir o consumo do açúcar, consiste em não acrescentar o alimento em cafés, sucos e leites. O ideal é fazer a substituição destes alimentos por suas versões integrais.

O próprio açúcar conta com uma versão mais saudável, que é o açúcar demerara, alimento que se aproxima da sua versão bruta. Sua coloração é mais escura. O açúcar demerara fica entre o açúcar tradicional e o açúcar mascavo.

Adoçantes também não são recomendados.

2. Corte o refrigerante do seu cardápio

É isso mesmo. Infelizmente, o refrigerante é um dos principais inimigos da saúde, especialmente pela sua alta concentração de corantes, de conservantes e, é claro, de açúcar.

Mesmo os refrigerantes “zero” também não são lá muito amigáveis, uma vez que as doses de conservantes e corantes são igualmente altas as do refrigerante tradicional.

A dica é substituir o refrigerante por sucos naturais. É válido ressaltar também que os sucos de caixinha também devem ser evitados.

3. Elimine os doces da sobremesa

É uma missão praticamente impossível abrir mão daquele chocolatinho depois do almoço, mas a verdade é que este mau hábito é bastante prejudicial à nossa saúde. Ao invés de uma guloseima industrializada, opte por frutas como maçã, morango ou banana em sua sobremesa. As frutas além de diminuírem o consumo de açúcar, trarão muitos benefícios ao organismo.

Os doces podem ser consumidos de forma moderada aos finais de semana.

4. Evite alimentos processados

Apesar de serem alimentos salgados, engana-se quem pensa quem pensa que não há açúcar em sua composição. Alimentos como a salsicha, por exemplo, possuem uma alta concentração de corante e açúcar, ingrediente responsável pelo seu aspecto brilhante.

Além do mais, para diminuir ainda mais o consumo de açúcar, é fundamental ler o rótulo destes produtos industrializados, para que assim seja possível identificar a quantidade de açúcar presente.

5. Diminua o consumo de fast-foods

Estes saborosos lanches são verdadeiras bombas carregadas de gordura saturada, temperos e açúcar. Estes três ingredientes desencadeiam no aumento do colesterol ruim, da obesidade e eleva os níveis de açúcar do organismo, contribuindo para o desenvolvimento da diabetes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *