10 fatos que você precisa saber sobre diabetes

Uma doença que atinge milhões de pessoas, o diabetes é um problema de nível universal da saúde pública. Este excesso de açúcar no sangue atinge (só no Brasil) cerca de 10 milhões de pessoas.

Dividida em duas categorias, o diabetes tipo 1 é quando o pâncreas não produz o hormônio insulina e geralmente acomete pessoas ainda na infância. Já o tipo 2 da doença ocorre quando as células resistem à ação da insulina.

Um dos principais fatores que fazem um indivíduo desenvolver o diabetes é a obesidade. O sedentarismo por conta da falta de prática de atividades físicas também é um dos fatores que levam ao diabetes. E, em alguns casos, condições genéticas.

Para que você tenha um melhor entendimento desta enfermidade que atinge milhões de indivíduos, confira neste artigo 10 fatos sobre o diabetes, que provavelmente você não conhecia. Veja:

  1. O diabetes tipo 1 é autoimune: Muita gente acredita que o tipo 1 do diabetes trata-se de uma doença hereditária. Na verdade, o diabetes tipo 1é uma doença autoimune. Isso significa que o paciente não nasce com ela, e sim a desenvolve durante a infância ou adolescência, por conta de uma agressão autoimune do pâncreas, que deixa de produzir a insulina.
  2. Não é o consumo excessivo de açúcar que faz causar diabetes: Outro erro bastante comum por parte da população é pensar que o que faz uma pessoa desenvolver a doença é o consumo excessivo de açúcares.

O que ocorre desenvolve o diabetes é a obesidade resultante do consumo exagerado de açúcares, que resulta uma maior resistência à ação de insulina nas células.

  1. O diabetes não tem cura: Infelizmente a ciência ainda não descobriu uma cura para esta doença. No entanto, portadores da doença podem reverter os sintomas da doença, podendo posteriormente reduzir o uso de medicamentos. Ou seja, é completamente possível ter uma vida normal e conviver com a doença. As únicas mudanças a serem feitas são as alimentares e a prática de exercícios físicos regulares.
  2. Pessoas pré-diabéticas têm chances de não virarem diabéticas: O pré-diabetes é uma condição onde um paciente apresenta altos níveis de açúcar no sangue, mas ainda não o suficiente a ponto de ser considerado diabético. Ou seja, não se trata necessariamente de uma doença, mas sim de uma condição do organismo que antecede à doença.

Mas possuir pré-diabetes não significa que o indivíduo ficará diabético. É possível combater a condição de saúde por meio de atividades físicas, mudanças alimentares e perda de peso.

  1. Diabetes não atinge apenas humanos: De acordo com pesquisas realizadas, a doença também foi identificada em animais como cavalos, esquilos e furões. Já em ambientes onde os animais são alimentados de forma liberal, o diabetes foi identificado em raposas, hipopótamos e até mesmo golfinhos.
  2. Disfunção erétil e infecções vaginais: Homens diabéticos possuem maior risco de sofrer disfunção erétil do que homens não-diabéticos. Cerca de 60% do público masculino que sofre da doença acima dos 50 anos possuem complicações com a disfunção.

Já com o público feminino, mulheres que sofrem de diabetes são mais propensas a desenvolver infecções vaginais, em comparação às mulheres que não sofrem da doença. Isso se dá por conta dos altos níveis de glicose.

  1. Parâmetro metabólico que determina a necessidade de aplicar insulina: A indicação do uso de insulina se faz quando a pessoa possui diabetes do tipo 1 ou quando a diabetes tipo 2 não responde de forma adequada aos medicamentos hipoglicemiantes de uso oral.

Na medida em que o tempo passa, o descontrole da doença pode fazer com que o pâncreas deixe de produzir insulina em quantia necessária para que os hipoglicemiantes gerem um bom controle, sendo assim indicada a insulina.

  1. Percepção da falência do pâncreas: Você sabe como se percebe ou de mede a falência dos pâncreas? É quando os índices de glicemia não reduzem, apesar da medicação oral intensiva e o paciente continua emagrecendo e com os sintomas de hiperglicemia. Além disso, também é possível medir a secreção de peptídeo, que mostra quanto o pâncreas está produzindo de insulina.
  2. Cuidado com gripe e pneumonia: Pacientes que sofrem de diabetes são muito mais propensas a sofrer complicações de gripe e pneumonia, além de terem tendência de seis vezes mais chances de serem hospitalizadas, comparados a pessoas não-diabéticas. O que também espanta é o fato de que cerca de 30.000 diabéticos morrem anualmente por causa de gripe e pneumonia.
  3. Ação dos medicamentos antidiabetes: Existem diversos meios de ação dos hipoglecimunates. Estes medicamentos podem agir reduzindo a absorção de glicose por meio do trato intestinal, aprimorando a sensibilidade do paciente à insulina, reduzindo a secreção dos hormônios contrarregulares e também estimulando a produção do hormônio pelo pâncreas.

Atualmente, é possível fazer uso de uma associação de drogas. Juntas, elas resultam em um bom controle dos índices da glicemia. Assim, eles não perdem o efeito, no entanto, uma vez que o pâncreas passa a ser estimulado por algumas destas medicações ao longo dos anos, o diabético poder ser levado a uma fadiga e a redução da capacidade pancreática de produzir insulina.

 

Estes são os 10 fatos sobre o diabetes que nós separamos para você. Mas a doença vai muito além.

Apesar de ser uma doença que não apresenta cura, ser diabético (a) não significa que você irá conviver com danos irreversíveis. Como explicado, é possível sim tratar, reverter os sintomas e até mesmo diminuir o uso de medicações.

Todavia, não deixe de consultar um médico especialista e siga as suas recomendações, fazendo modificações no seu cardápio e melhorando a sua rotina, encaixando os exercícios físicos no seu dia-a-dia. Perder o excesso de peso é fundamental para evitar que você desenvolva o pré-diabetes e consequentemente, o diabetes.

Com a tecnologia que possuímos hoje e com melhores condições, é inaceitável que uma doença tão antiga ainda contribua para a morte de milhares de pessoas em todo mundo, comprometendo a sua qualidade e expectativa de vida.

39 respostas para “10 fatos que você precisa saber sobre diabetes”

    1. Fiquei diabética aos 60anos + ou menos e agora estou fazendo controle com Janúvia, faço Ex.Fis. 4 x por semana , cuido da alimentação. Hoje estou com 75anos e tenho uma vida normal.

  1. Muito boa a informação sobre essa doença. Colocada assim de forma sucinta e inteligivel aos leigos, difunde conscientização aos doentes, e, certamente ajudará à cada um enfrentar a moléstia com procedimento adequado.

  2. Tenho diabete tipo 2 a uns 12 anos. Adquirido através do meu trabalho que é muito estressante. Parabenizo a matéria publicada pois traz informações importantes. Temos que ter muita força de vontade.

    1. O Control Pro é um suplemento de vitaminas e minerais em cápsulas que auxilia no controle da diabetes, podendo reduzir os níveis de açúcar presentes no sangue, oferecendo ao corpo os nutrientes que ele naturalmente perde ou produz em menor quantidade, com uma fórmula exclusiva, combinando vitaminas e minerais para a saúde corporal
      Referente à valores, estamos trabalhando com 3 (três) kits diferentes, para poder estar atendendo a necessidade de todos que precisam, os valores variam de acordo com a quantidade desejada, estarei disponibilizando um link, através dele o senhor (a) terá acesso a todos os nossos kits e seus respectivos valores e podendo assim estar adquirindo o Control Pro. http://bit.ly/Adquira-o-Control-Pro

  3. Descobri que tenho diaebetes tipo 2, variando entre 120 a 134,as vezes muito raramente um pico de 163 por aí ,toma glifagem uma vez ao dia,meu endo fala prá eu controlar a ansiedade.

  4. Descobri q tenho diabete tipo 2 e fiquei chocada, surpresa, a final minha vida é uma eterna dieta. Em fim tomo glifage 500g complexo b sinvastatina e outros dois.
    Quero parabenizá-los pelas boas informações q acabo de ler coisas q n sabia.

    1. Olá José.

      O Control Pro é um suplemento de vitaminas e minerais em cápsulas que auxilia no controle da diabetes, podendo reduzir os níveis de açúcar presentes no sangue, oferecendo ao corpo os nutrientes que ele naturalmente perde ou produz em menor quantidade, com uma fórmula exclusiva, combinando vitaminas e minerais para a saúde corporal. Ele ira ajudar o senhor a diminuir seus níveis glicêmicos e estar controlando ele.

  5. Gostaria de saber como obter o remédio e se, por conta do tumor neuro endócrino em tratamento mensal com SANDOSTATIN LAR 30 MG no ACCamargo – glicemia 124 mg/dL, cromogranina A 2,8 nmol/L em ambos, material coletado em 13/09 e 14/08 saindo resultado 16/09 e 01/09 respectivamente. Devo salientar que o exame de cromogranina A nesse atual exame, o resultado foi baixo.

    1. Olá Maria, a senhora pode estar adquirindo o Control Pro através do site Oficial do produto.
      http://bit.ly/Control-Pro-conheca

      O Control Pro é um suplemento de vitaminas e minerais em cápsulas que auxilia no controle da diabetes, podendo reduzir os níveis de açúcar presentes no sangue, oferecendo ao corpo os nutrientes que ele naturalmente perde ou produz em menor quantidade, com uma fórmula exclusiva, combinando vitaminas e minerais para a saúde corporal.

      Como se trata de um produto 100% natural, com uma combinação exclusiva de vitaminas e minerais, o Control Pro não apresentou nenhuma contra indicação nos diversos testes que passou.

      Recomendamos que o (a) senhor (a) acrescente o Control Pro a sua rotina, e de acordo que vem tomando, vá pelo menos uma vez ao mês em um endocrinologista (médico especialista na área de diabetes), faça os exames e com o consentimento dele diminua a sua medicação ou pare com ela, pois parar sozinha, por conta própria é muito arriscado e perigoso para sua saúde.

    1. Olá Maria.

      A senhora pode estar adquirindo o Control Pro através do site Oficial do produto.
      http://bit.ly/Control-Pro-conheca

      O Control Pro é um suplemento de vitaminas e minerais em cápsulas que auxilia no controle da diabetes, podendo reduzir os níveis de açúcar presentes no sangue, oferecendo ao corpo os nutrientes que ele naturalmente perde ou produz em menor quantidade, com uma fórmula exclusiva, combinando vitaminas e minerais para a saúde corporal. Utilize duas capsulas por dia, uma de manhã depois de acordar e outra de noite antes de ir dormir, dando assim um intervalo de 12 horas.

      Recomendamos que o (a) senhor (a) acrescente o Control Pro a sua rotina, e de acordo que vem tomando, vá pelo menos uma vez ao mês em um endocrinologista (médico especialista na área de diabetes), faça os exames e com o consentimento dele diminua a sua medicação ou pare com ela, pois parar sozinha, por conta própria é muito arriscado e perigoso para sua saúde.

  6. Muito bom os conselhos e orientações sobre dores na coluna!Parabéns! Agradecida. Então se eu já disse é só publicar novamente,pois ajudará a mim e as outras pessoas que não tiveram acesso antes,terá agora as informações tão úteis.Peço que publique,por favor! Muito obrigada.

    1. O Control Pro é um suplemento de vitaminas e minerais em cápsulas 100% natural que auxilia no controle da diabetes, podendo reduzir os níveis de açúcar presentes no sangue, oferecendo ao corpo os nutrientes que ele naturalmente perde ou produz em menor quantidade, com uma fórmula exclusiva, combinando vitaminas e minerais para a saúde corporal. Por ele conter um composição 100% natural,não apresentou nenhuma contra indicação em seu uso.

  7. Tenho que tomar 3 compridos de cada por dia
    Cloridato de metaformina 850mg
    E
    Glibenclamida 5mg

    Esta mexendo no funcionamento do meu intestino

    Esse remedio nao teria esse problema?

    1. O Control Pro é um suplemento que contém uma formula exclusiva de vitaminas e minerais 100% natural em cápsulas que auxilia no controle da diabetes, podendo reduzir os níveis de açúcar presentes no sangue, oferecendo ao corpo os nutrientes que ele naturalmente perde ou produz em menor quantidade, com uma fórmula exclusiva, combinando vitaminas e minerais para a saúde corporal. Por se tratar de um produto natural ele não apresenta nenhum efeito colateral ou contra indicação em seu uso, por isso tem se tornado um grande conquista para todos os diabéticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *